Blog

Basso - Nova Marca

Basso - Nova Marca
18 de Ago de 2019

A empresa BASSO vem incorporando gradativamente os tres pilares da Sustentabilidade em seu sistema de gestão, processos e produtos, entendendo que é uma jornada que não tem fim, em constante desenvolvimento. 

Isso se traduz diretamente em atitudes práticas que começamos em 2018 e já apresentam resultados mensuráveis que listamos a seguir:

- Desenvolvimento Econômico e Social: atualmente todo a cadeia produtiva de nossos produtos é desenvolvida externamente com uma rede de fornecedores locais, composto em sua totalidade de pequenas empresas credenciadas e mão-de-obra também local, fomentando o desenvolvimento econômico e social em suas comunidades, tendo como princípio a proteção do meio-ambiente e desenvolvimento sustentável. Todos insumos são de fabricação local e seguem normas internacionais de produção ambientalmente corretas almejando o estado de arte no uso dos recursos naturais, água, energia, e cada vez maior incorporação de matérias-primas renováveis e recicláveis.

- Proteção Ambiental: Desenvolvimento de fornecedores de matérias-primas cada vez mais sustentáveis e recicláveis. Nesses dois anos, reduzimos a quantidade de produtos desenvolvidos com couro bovino a apenas 8%, substituindo por materiais recicláveis tais como algodão, sintéticos e novos materiais provenientes de reaproveitamento de garrafas PET. 

Devido a esse reposicionamento, a marca hoje é representada apenas pela grafia original registrada "Basso", sem nenhuma referência a matérias-primas de origem animal. Os dois "S" da marca em laranja procuram representar os 3 pilares da Sustentabilidade: S (Social/Econômico) e S (Sustentável - proteção ambiental).

Segundo estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, a pecuária responde por 14,5% das emissões totais (Fonte: Embrapa.com.br). Sabidamente, gases de efeito estufa tem impacto direto na mudança climática e aquecimento global. A redução do uso de couros bovinos é um passo importante no caminho da redução da pegada de carbono em nossos produtos.

Destaque para nossa linha ECOSTRAP®, 100% fabricada a partir de um material SINTÉTICO LAMINADO SEM MATERIAS PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL, o VEGAN PREMIUM, 100% livre de ftalato, 100% livre de hidrólise e 100% reciclável.

Também destacamos nossos artigos produzidos a partir de sintéticos 100% recicláveis, os quais podem ser moídos ao final de sua vida útil e transformados em outro laminado sintético, ou aproveitados como enchimento de colchões ou tijolos para paredes. Existem diversos estudos para novos aproveitamentos, almejando sempre o reciclo e utilização com menor impacto possível no meio-ambiente. Essa é nossa direção!

Nossa meta e compromisso é tentar atingir 100% de produtos comprovadamente recicláveis e com o menor impacto possível no meio-ambiente, bem como reduzir ao máximo a pegada de carbono deixada por cada produto em relação a toda sua cadeia produtiva, desde o nascimento da matéria-prima até o reaproveitamento final como nova matéria-prima a partir de seu reciclo. É um esforço de longo prazo, mas que vale a pena!

Que mundo queremos deixar para nossos filhos? Devemos considerar o futuro, ao tomar nossas decisões sobre o presente!

Compartilhar:

Cadastre-se

Cadastre-se para receber as últimas novidades e promoções da Basso Straps

 

Converse no Whats +55 51 3226 7379