Blog BASSO STRAPS

home / blog / Sincero como só o Reny sabe ser
04/11/2015
Sincero como só o Reny sabe ser

Sincero como só o Reny sabe ser

A biografia de Julio Reny - Histórias de Amor & Morte - é como sua música: sincera até doer. No livro, escrito por Cristiano Bastos (autor de Gauleses Irredutíveis), esta emblemática figura do rock gaúcho não esconde nada. Pelo contrário, entrega-se totalmente para o leitor, contando toda sua vida e sua trajetória, o que foi bom e o que foi ruim.

Feita a partir de sessões de entrevistas com o músico e narrado em primeira pessoa, o livro flui como uma conversa entre bons amigos e revela desde as frustrações da adolescência, quando foi obrigado a abandonar o sonho de ser goleiro profissional devido a miopia, até episódios de alcoolismo e drogas.

Depoimentos de amigos também estão presentes. O relato de Plato Dvorak é, com certeza, um dos mais emocionantes. Segue um trechinho: 

"Mas o principal, em minha opinião, foi que soube constantemente “mudar” seu som e, muito elegantemente aventurar-se – com total noção do que estava fazendo e daquilo que pretendia transmitir – pelas suas inúmeras fases. Tudo, bom que se frise, com enorme sabedoria. Sabedoria com a qual somente poucos são abençoados, que se faça saber. Compôs letras, entre dezenas de outras, como “Madrid Motel”, que é de uma brutal habilidade rítmica e harmônica. Isso sem falarmos no aspecto altamente verídico da letra, cujo fato fora realmente vivenciado pelo Julio. Tal como é na maioria de suas composições."

Plato Dvorak

Julio Reny - Histórias de amor e morte - foi lançado oficialmente ontem à noite, na Feira do Livro de Porto Alegre e pode ser adquirido por R$ 49, no site da editora Artes & Ofícios ou em livrarias da capital da gaúcha.

Foto: Site Artes e Ofícios

COMENTÁRIOS