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27/07/2015
Quem não se comunica se trumbica

Quem não se comunica se trumbica

A frase criada e imortalizada por Abelardo Barbosa (Chacrinha) há décadas, não poderia ser mais atual! A comunicação (um dos quatro P’s do marketing - do inglês promotion) é uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos de qualquer empresa.

A qualquer momento, e em especial naqueles de “crise”, a comunicação deve ser feita de forma estruturada e relacionada com os objetivos mercadológicos. Para se tornar efetiva a comunicação deve ser estudada para atingir da forma mais direta o cliente (atual e potencial), utilizando a linguagem mais acessível ao seu público.

O recado que podemos dar a todas as empresas é: “Comunique-se com seu cliente SEMPRE, a todo momento, utilizando os recursos mais adequados ao seu produto e à sua mensagem”. Mas faça isto apenas depois de planejar os seus objetivos mercadológicos. Aí é sucesso garantido! E com um detalhe: investindo de forma inteligente os seus parcos recursos.

Dentro do mix de marketing, a comunicação é o “P” que dispõe do maior número de ferramentas. Falamos aí desde a anúncio (o primo rico) até o volante (o primo pobre), passando pelo e-mail (o primo mais velhos), as mídias sociais (as primas mais novas) e o folder (o primo mais tradicional). Esta realmente é uma grande família!

O grande desafio das empresas, apoiadas pelos profissionais de marketing e de comunicação, é definir quais as ferramentas mais adequadas, ou seja, aquelas que proporcionarão maior retorno com os recursos disponíveis. Isto é válido da pequena à grande empresa. É válido para o varejo e para a indústria.

Para uma pequena empresa, a boa comunicação pode ser feita com ferramentas diretas e simples. A ligação telefônica bem realizada aliada a ações com conteúdo nas mídias sociais, podem ter mais efeito do que um anúncio ou volante de distribuição massificada ou um folder cheio de belas fotos mas sem conteúdo!

O varejo, em especial, deve desenvolver formas para atuar sobre a sua carteira de clientes atuais, buscando principalmente desenvolver e aprofundar o relacionamento. Vale lembrar que é cinco vezes mais barato manter um cliente satisfeito do que conquistar um novo cliente! Para os novos, ações de comunicação focalizadas e circunscritas à região geográfica de abrangência da empresa devem ser utilizadas.

Com relação ao conteúdo da comunicação, fundamentalmente comunique aquilo que vai tocar o cliente, o que vai salientar o atributo da empresa ou do produto que atende às suas necessidades. Para isso mais do que ser criativo, é necessário ter planejamento. Falo de um Plano de Comunicação subordinado a um Plano de Marketing e este ao Planejamento Estratégico da empresa. As ações devem atender aos objetivos que se propõem, de forma direta, quer seja ela proposta a aumentar as vendas ou melhorar a imagem da empresa perante o seu público alvo, que na verdade acaba repercutindo no médio prazo no aumento das vendas.

A regra é simples: antes de agir, planeje a melhor maneira de estar em contato com seu cliente. Então, faça! Este é o ponto chave da comunicAÇÃO!

Prof. Álvaro Flores

Palestrante e consultor

www.alvaroflores.com.br


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